CURSO DE FORMAÇÃO DE GASISTAS T07

Início:  06 de Agosto  2024

Aula Inaugural: 05 de Agosto  2024

120 Vagas

Término: Novembro/24 (Calendário sujeito a alteração)

Para validação SMS: Verifique o desbloqueio do recebimento de SMS no seu celular ou faça uma busca na Mensagem do celular com a palavra FAT. Números cadastrados no site Não Me Perturbenão recebem o código de validação.

O programa “Qualifica SP” é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de parceria com as empresas do setor privado,  com o objetivo de ampliar a geração de emprego e renda, conectando os cursos oferecidos com as demandas dos empregadores em todo o Estado.

Nos últimos anos A COMGÁS tem investido muitos recursos na sua área de concessão e nota-se que o uso de Gás Natural em residências, comércios e indústrias tem crescido significativamente nessa região, consequentemente existe a necessidade de aumentar o número de profissionais que realizam serviços para o mercado do Gás Natural de forma que se sustente esse crescimento com qualidade, conforto e segurança aos consumidores.

Esses profissionais necessitam ter formação na instalação e adequação de equipamentos e certificação na área, desta forma, foi desenvolvida uma parceria entre a Comgás e o programa “QUALIFICA SP  para a criação de um curso profissionalizante para a formação de gasistas, ele contempla um ciclo básico sobre o gás e algumas formações normativas e a parte prática da atividade.

Carga horária total do curso será de 140 horas, assim distribuídas:

Fase 1 - 120 horas (Remoto)

Fase 2 - 20 horas (Presencial)

CONTEUDO PROGRAMATICO

Manutenção, testagem e instalação de equipamentos e tubulações de gás natural nos segmentos residencial e comercial. Incluindo atividades como: realizar isolamento e sinalização de área de segurança e monitoramento do ambiente; analisar e testar as condições de funcionamento dos equipamentos envolvidos no processo, ajustar a pressão dos equipamentos trocados ou reparados, manipular válvulas e/ou comandos ou mecanismos de regulagem de pressão, bloqueando total ou parcialmente o fluxo de gás para possibilitar manutenções; instalar, substituir e testar o funcionamento de equipamentos residenciais e comerciais; realizar troca de reguladores de pressão conforme as necessidades do cliente e atenção aos procedimentos padrão de segurança.

METODOLOGIA

O desenvolvimento do curso será realizado por meio do ensino híbrido, uma metodologia que combina a aprendizagem presencial e remota com aulas ao vivo mediadas por tecnologia TEAMS.

CERTIFICAÇÃO

O certificado de conclusão do Curso de Gasista  será outorgado conjuntamente pela Fundação FAT , aos alunos que cumprirem os requisitos do plano do curso, tanto na frequência como no aproveitamento  do Curso.

REGIME E DURAÇÃO DO CURSO

O curso será ministrado via TEAMS  Remota , com aulas de Terça-feira, Quarta-feira e Quinta-feira  no horário das 19h00 às 22h00 e  excepcionalmente aos sábados das 8h00 às 12h00.

Aulas práticas serão aos sábados turma de 10 alunos, montaremos calendário para está prática.

São condições para a Matrícula:

Ser brasileiro (a)  ou estrangeiro (a)  nos termos da Emenda Constitucional, n.º 19/98;

Ter, na data de inscrição, no mínimo 18 anos completos;

Ensino médio completo;

CNH ativa na Categoria B;

Ter disponibilidade no período noturno e aos sábados;

Acesso à internet banda larga e o conhecimento de procedimentos simples para acesso ao ambiente virtual de aprendizagem.

Preenchimento do formulário “Ficha de Matrícula”

ATENÇÃO: Declarar a Documentação obrigatória para Validação da Inscrição.

Para matrícula o candidato (a) deverá declarar no formulário on-line os seguintes documentos:

-  Certificado de Conclusão do Ensino Médio (2° grau) .

- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) - categoria B (desejável categoria C) válida.

Regras para certificação:

Os alunos do programa que atenderem os requisitos abaixo relacionados receberão a certificação:

·         Concluir a trilha de conhecimento;

·         Entregar projeto do curso.

·         Ter pelo menos 80% de presença nas aulas ao vivo através do TEAMS.

·         Ter realizado as provas e obtido uma nota maior que  7,5.

De acordo, que o Programa Qualifica SP pode recusar ou indeferir, a seu critério exclusivo, a inscrição do(a) aluno(a), não sendo submetido o motivo da recusa ou indeferimento, e não cabendo recurso de nenhuma espécie e que o Programa Qualifica SP é soberano na divulgação dos resultados de seleção, não sendo obrigado a divulgar notas e/ou pontuações, não cabendo reclamação e/ou recurso de nenhuma espécie.

A Fundação FAT operacionaliza os cursos de Qualificação Profissional do Programa Qualifica SP.

Dúvidas: educacao@fundacaofat.org.br

Período de Inscrições: de 19/07/2024 08:00:00 até 25/07/2024 17:00:00